TV Câmara pode ser parceira do Campus Recanto das Emas

O presidente da Câmara Distrital, Joe Valle, visitou também na manhã desta sexta, 15 de junho, o Campus Recanto das Emas.

Ele conversou com os estudantes e ficou entusiasmado com o “brilho nos olhos” dos alunos. Entre as possíveis parcerias com a Unidade, projetos com a TV Câmara e o curso Técnico em Produção em Áudio e Vídeo.

O deputado foi recebido pelo reitor do IFB, Prof. Wilson Conciani, e pelo diretor-Geral do Campus, Prof. Germano Cruz.

Presidente da Câmara apresenta Instituto Ata para o Riacho

O Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília recebeu na manhã desta sexta-feira, 15, a visita do presidente da Câmara do Distrito Federal, Joe Valle. Recebido pelo reitor do IFB, Prof. Wilson Conciani, e pelo diretor-Geral do Campus, Prof.  Sérgio Gomes, ele conheceu a estrutura dos laboratórios dos cursos de Panificação, Cozinha, Hospitalidade e Lazer e Línguas.

Entre os temas tratados pelos gestores, um especial – a aproximação do IFB com o Instituto Ata, do famoso chef Alex Atala, instituição que investe em pesquisa e estruturação da área de produção de pratos com alimentos regionais.

IFB firma parceria com a CETEFE ampliando atendimento para estudantes com deficiência

O Instituto Federal de Brasília (IFB) firmou parceria com a Associação de Centros de Treinamento de Educação Física Especial – CETEFE para implementar no Instituto o sistema de avaliação funcional dos estudantes com deficiência e fomentar cursos na área de Tecnologia Assistiva.

O termo foi assinado pelo reitor do IFB, Prof. Wilson Conciani, e o presidente da CETEFE, Ulisses de Araújo. As servidoras da Coordenação de Políticas Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão do IFB, Adriana do Socorro Tavares Silva e Alessandra do Carmo Fonseca, testemunharam o ato e informaram que a Associação será também parceria do ConectaIF 2018.

A CETEFE irá cooperar com o Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva e com a Feira de Estágio e Emprego, que nesta edição terá uma ação específica para atendimento de estudantes e egressos do IFB com deficiência.

No plano de trabalho da cooperação técnica consta ainda o fortalecimento de estágios curriculares e extracurriculares e a ampliação de pesquisas e ações de extensão sobre a temática.

Reitoria se prepara para mudança de sede

A reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB) está realizando os preparativos e ajustes para mudança de prédio que abrigará o departamento central da instituição. O novo espaço tem 3,6 mil metros quadrados está localizado no Setor de Autarquias Sul.

De início, o IFB irá ocupar os 5.º e 6.º andares do prédio, que acabaram de ser desocupados pela Controladoria-Geral da União. A CGU desenvolvia atividades nos dois andares em questão e, no mês de maio, finalizou a mudança para sua sede própria. Sendo assim, os dois pisos estão em plenas condições de funcionamento. Além dos dois andares, o IFB terá à disposição, de imediato, dois subsolos para guarda de materiais e arquivo de documentos.

Os 5.º e 6.º andares serão ocupados pelo Gabinete, Diretoria de Comunicação (DICOM), Pró-Reitoria de Administração (PRAD), Pró-Reitoria de Ensino (PREN), Procuradoria, Auditoria, Ouvidoria, Diretoria de Planejamento e Orçamento (DRPO) e Protocolo.

O espaço de 3,6 mil metros quadrados está localizado no Setor de Autarquias Sul

Mudança

A Pró-Reitoria de Administração (PRAD) já iniciou o processo licitatório para contratação de serviços de telefonia e internet. Tão logo o contrato com a empresa esteja formalizado, a mudança irá ocorrer, porém não é possível estipular uma data específica, visto que podem acontecer imprevistos na licitação. Mesmo assim, a previsão é que a mudança dos setores citados acima ocorra no segundo semestre deste ano.

Os móveis de cada sala serão levados para o novo endereço, preservado o patrimônio e a adequação provisória nos dois andares a serem ocupados.

Já o restante do espaço – do 7º ao 9º andar – necessitará passar por uma reforma e, só após essa adequação, os demais setores – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREX), Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTIC) – irão para o novo prédio.

 

Novos Espaços

Com a mudança de endereço, a reitoria ganhará novos espaços como sala de convivência dos servidores, com local de descanso após as refeições; sala de formação; espaços específicos para comissões e espaço ampliado para Sala do Conselho Superior.

Cada andar contará com uma copa e um grupo de banheiros (masculino e feminino), além três elevadores. O acesso também poderá ser feito por escadas, amplas e largas.

Além disso, o prédio fica mais próximo da estação de metrô, cerca 900m da Estação Galeria, melhorando o deslocamento via transporte público.

O novo espaço possui garagem própria que será destinada aos veículos institucionais. Além dessa, o IFB contará com algumas vagas no espaço externo com monitoria de segurança. Novas vagas ainda estão sendo pleiteadas pela reitoria.

A verba utilizada para a mudança será por meio de emenda parlamentar.

IFB irá instalar seu Escritório de Projetos Inovadores no Biotic

O Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu um espaço de 90m2 para instalação de seu Escritório de Projetos Inovadores (EPI-IFB) no Biotic – Parque Tecnológico do Distrito Federal.

A proposta do EPI-IFB é ser um espaço para captação de projetos inovadores de empresas (públicas e privadas) dentro das áreas de desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão aplicadas hoje pelo Instituto em seus campi.

Outras proposições do espaço são a assistência técnica e assessoria na área de Tecnologia da Informação e o apoio à criação de startups oriundas de estudantes na resolução de desafios apresentados pelo mundo do trabalho.

O EPI pretende ser uma vitrine das potencialidades do Instituto para as empresas demandantes de ações inovadoras. As parcerias que vierem a ser firmada pelo Escritório contarão ainda com o apoio administrativo da Finatec –  Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos.

“Com as parcerias com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (administradora do Biotic) e a Finatec , estamos avançando para uma nova página do Instituto, ainda mais alicerçados nos nossos objetivos de Instituição que promove educação cidadã com prática profissional e atenção aos anseios por pesquisas aplicadas que comunidade precisa”, comentou o reitor, Prof. Wilson Conciani.

Biotic

Segunda a FAP-DF, a inauguração do Parque Tecnológico está prevista para o final deste mês de maio. O Biotic – como também é chamado-  visa concentrar cerca de 1,2 mil empresas dos ramos da tecnologia da informação e comunicação e da biotecnologia, com potencial para criar mais de 25 mil empregos diretos.

IFB e UnB renovam parcerias

O Instituto Federal de Brasília (IFB) renovou acordo de cooperação técnica com a Universidade de Brasília (UnB). O termo foi assinado na segunda, 30 de abril, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), no Campus Darcy Ribeiro da UnB e revitaliza a parceria até 2023.

Algumas das ações envolvidas no acordo são para a Cidade Estrutural. Lá a Universidade está promovendo atividades de extensão no Campus do IFB.

“Juntas, as instituições de ensino podem aprofundar o que fazem e se tornarem, cada vez mais, um lugar de gente que produz transformação”, disse o reitor do ifb, Prof. Wilson Conciani.

“Queremos que todas as instituições públicas de ensino se consolidem, para agir nas comunidades. Desta vez, o acordo começa na extensão. O objetivo é que UnB e IFB se tornem mais fortes para contribuir para o futuro do país”, afirmou a reitora da UnB, Profa.Márcia Abrahão.

“O IFB tem estrutura espalhada em várias regiões no DF, então essa parceria é essencial, pois permite a expansão da Universidade em um momento de refluxo do ensino superior”, destacou a decana de Extensão, Olgamir Amancia.

O pró-reitor de Extensão em exercício do IFB, Rodrigo Alfani, e o pró-reitor de Ensino do IFB, Adilson Cesar de Araujo e a diretora de Desenvolvimento e Integração Regional da UnB, Iracilda Pimentel, também participaram da assinatura do termo de cooperação.

(Com informações da SECOM/UnB)

IFB irá se associar a Associação GigaCandanga

O Instituto Federal de Brasília (IFB) será uma das fundadoras da Associação GigaCandanga, entidade que vai gerenciar os serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP levando serviços de Internet a diversas instituições do Distrito Federal.

Esta semana o reitor do IFB, Prof. Wilson Conciani, recebeu o presidente da Rede Giga Candanga, Leonardo Lazarte, e a assessora administrativa, Helda Pinheiro para tratar do assunto.

A GigaCandanga é uma rede comunitária de educação e pesquisa, integra instituições de pesquisa e de ensino superior no Distrito Federal. É baseada numa infraestrutura de fibras ópticas própria, gerenciada em condomínio pelas instituições participantes. Começou a operar em 2007 e hoje conta com quase 40 instituições conectadas. O IFB é uma delas.

Agora a Rede se organiza para criar sua Associação. A assembleia geral para constituir a instituição está agendada para acontecer no próximo dia 24 de maio, às 14h30, no Auditório do Centro de Informática da UnB.

Encontro reúne representantes de Embaixadas para dialogar sobre o ConectaIF

Representantes do Panamá, Cuba, Guiana, República Dominicana e do Irã participaram de um encontro com os gestores do Instituto Federal de Brasília (IFB) para conhecerem e prospectarem a participação de seus países no ConectaIF, evento organizado pelo IFB que terá sua terceira edição de 06 a 10 de agosto deste ano no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A proposta é ampliar a participação sobretudo dos países que integram a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), seja com uma ação em que eles apresentem seus modelos de Educação Profissional e Tecnológica, seja com um espaço para que toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possa acordar intercâmbios educacionais, científicos e culturais.

“Participamos do ConectaIF em 2017 e nos surpreendemos com o que é possível realizar com a Rede Federal. Este ano esperamos ampliar nossa presença no evento”, comentou a gerente de Projetos da OEI, Telma Teixeira.

Convite que foi reforçado pelo reitor do IFB, Prof. Wilson Conciani, pela coordenadora geral do ConectaIF, Profa.Giovanna Tedesco, e pela assessora de Relações Institucionais, Profa. Edna Azevedo, em um café da manhã com os representantes das Embaixadas dos países ligados a OEI nesta quinta-feira, 26 de abril, no Campus Riacho Fundo.

Eles foram recebidos pelo diretor-geral da unidade, Prof. Sérgio Gomes, que promoveu uma visita técnica pelos laboratórios dos cursos Técnicos de Cozinha e Panificação e pela Biblioteca do Campus. “Fiquei encantado com o evento e com este campus. Saio daqui propondo de imediato uma parceria na parte da culinária Brasil-Cuba”, comentou o conselheiro da Embaixada de Cuba, Fábio Simeón González.

A recepção foi organizada e produzida por estudantes sob a coordenação de professores dos cursos Técnicos de Eventos (Campus Brasília) e Técnicos em Cozinha e Panificação (Campus Riacho Fundo). “É também uma oportunidade para eles treinarem e colherem a avaliação do público”, comentou a Profa. Marilene Teodoro, que coordenou toda a produção do buffet do encontro.

Confira mais imagens do evento no Flickr do IFB

IFB desenha parceria em Educação e Cultura com o Irã

O Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Embaixada do Irã no Brasil estão desenhando acordo de cooperação sobre intercâmbio educacional, de pesquisa e cultura.

Para o Instituto, o Irã – a curto prazo – pode oferecer aula da Língua Persa e apresentações artísticas e a médio está em estudo a recepção e o envio de profissionais e estudantes.

O reitor do IFB, Prof. Wilson Conciani, esteve esta semana na Embaixada do Irã, onde foi recebido pelo embaixador extraordinário da República Islâmica do Irã no Brasil, Seyed Ali Saghaeyan, pelo segundo conselheiro da Embaixada, Hamid Soltan Saleki, e pela assistente executiva do embaixador, Anna Karla Mendes.

Empresários conhecem proposta do ConectaIF 2018

A comissão organizadora do ConectaIF 2018 – ação coordenada pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) – recebeu empresários e representantes de associações na manhã de quinta, 19 de abril, no Campus Riacho Fundo, para apresentar o evento e convidá-los a serem parceiros.

Na abertura,  o reitor do IFB, Prof. Wilson Conciani, disse que o encontro vai ao encontro dos objetivos do Instituto que é sempre desenvolver suas ações interagindo com o mundo do trabalho.

A coordenadora-geral do ConectaIF2018, Profa. Giovanna Tedesco, anunciou um vídeo sobre a edição de 2017 e apresentou os representantes da Qualidade Eventos Especiais, empresa vencedora do edital de seleção para captação e execução de recursos para o evento.

Os empresários participantes no evento, na oportunidade, puderam degustar uma mostra gastronômica preparada pelos alunos dos cursos técnicos de Cozinha e Panificação do Campus Riacho Fundo, anfitrião da iniciativa.

O ConectaIF é um evento que une mais de 20 iniciativas voltadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em conexão com o mundo do trabalho. Na edição de 2017 a iniciativa reuniu mais de 50 mil pessoas. Em 2018 o ConectaIF acontecerá de 06 a 10 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Mais imagens do evento no Flickr do IFB