Os jogos, o Esporte e a Educação

Brasília, 09/10/2016. Final dos Jogos dos Institutos Federais. Foto: Saulo Cruz

Para todos, tenho dito e defendido que a educação é processo integral, pois trata de acolher e ampliar um bem universal: o saber. Isso significa que não se pode separar o desenvolvimento intelectual, do físico, social e espiritual. Os jogos são um momento de competição. Aqui é preciso reconhecer que se vive em um mundo competitivo.

Nesse sentido, os jogos são a oportunidade de congraçar, de desenvolver habilidades socioemocionais, de aprender a vencer sem humilhar e a perder com dignidade.

É na prática dos esportes que se desenvolve o respeito às regras e ao próximo, se conhecem nossos próprios limites. Esses limites são físicos e emocionais. O esporte permite desenvolver a coordenação motora, promover a saúde, enfim, o esporte é um meio pelo qual se educa o corpo e a mente. Para tal processo o conhecimento da biologia, da física, da matemática, da linguagem escrita e não escrita é essencial. Somente pelo uso dos saberes as pessoas se desenvolvem plenamente.

Que o Jogos de Integração do IFB, e de toda Rede, traga esse sentido de uma disputa honesta e uma vitória merecida.

Como dizia o professor Octayde Jorge da Silva “O importante é competir, a vitória é apenas uma recompensa que nós, humildemente, devemos aspirar.”

Wilson Conciani – Reitor do Instituto Federal de Brasília

2 comentários sobre “Os jogos, o Esporte e a Educação

1. Os esportes são o melhor caminho para uma sociedade melhor. Comprova-se isso hoje através de inúmeras ONGS que fazem trabalho belíssimos, tirando jovens da rua e o integrando no esporte. ´

É de suma importância, que a sociedade incentive o jovem a praticar esporte!

Porém, ainda falta muito investimento por falta do governo estatal.

2. Os esportes são o melhor caminho para uma sociedade melhor. Comprova-se isso hoje através de inúmeras ONGS que fazem trabalho belíssimos, tirando jovens da rua e o integrando no esporte. ´

É de suma importância, que a sociedade incentive o jovem a praticar esporte!

Porém, ainda falta muito investimento por falta do governo estatal!!!!