Conif discute educação aberta e a distância no Brasil

O diretor Administrativo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Wilson Conciani, participou do III PromovEAD, realizado nos dias 2 e 3 de agosto, em Cuiabá. O encontro promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Associação Universidade em Rede (UniRede), debateu a importância da visibilidade do ensino público aberto e a distância no País com representantes de diversas entidades ligadas à área.

Wilson Conciani, também reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), apresentou as ações realizadas pela Rede Federal na mesa-redonda “Estratégias para promoção e desenvolvimento da Educação Aberta e a Distância no Brasil em instituições públicas de educação”.

De acordo com o diretor Administrativo do Conif, a oferta de cursos na modalidade a distância permite a democratização da educação no Brasil. “A Rede Federal proporciona formação profissional a cidadãos de todas as partes do País, a cada dia avançamos de forma significativa para a institucionalização da educação a distância em nossas instituições”.

Estudo – Percebendo a necessidade de expandir a Educação a Distância (EaD) na Rede Federal, o Conif instituiu em maio de 2016 grupo de trabalho (GT) para elaboração de diretrizes para a institucionalização da EaD. Composto por representantes do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) e gestores de Educação a Distância, o GT fez propostas que foram debatidas e aprovadas pelo Pleno, cujo relatório com o resultado do trabalho será apresentado na próxima semana na 77ª Reunião Ordinária do Conselho, em Santarém (PA).

Atualmente, a EaD no País é custeada principalmente por fomento do Governo Federal através de programas como Rede e-Tec Brasil e Universidade Aberta do Brasil (UAB). Dessa forma, institucionalizar a EaD também possibilita a oferta de cursos por meio de subsídios provenientes dos Institutos Federais e dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONIF. Foto: Divulgação III PromovEAD.

2 comentários sobre “Conif discute educação aberta e a distância no Brasil