Sudão busca ampliação de parceria com o IFB para capacitações na área agrícola

Representantes da República do Sudão, terceiro maior país da África e também o terceiro maior país do mundo árabe, estiveram em visita ao Instituto Federal de Brasília (IFB) na manhã desta terça, 16 de janeiro, para tratar de possível parceria para a oferta de cursos na área Agrícola a serem ministrados aos técnicos do Ministério da Agricultura em Cartum (capital do Sudão) e numa segunda etapa a professores de cursos técnicos daquele País em sistema intensivo no Campus Planaltina, no segundo semestre deste ano.

Muhanned Omer Abbas Ajabna, ministro plenipotenciário e vive-chefe da missão da Embaixada da República do Sudão e Rami Taj Elsir Omer, segundo secretário e cônsul do Sudão, foram recebidos pelo reitor do IFB, Prof. Wilson Conciani e pela técnica Layse Bispo, representando a Assessoria Internacional da instituição.

O Instituto Federal de Brasília possuiu parcerias com o Sudão desde 2011. De lá para cá foram realizadas visitas técnicas em instituições nos dois países e foram ofertados cursos e capacitações.

Para este ano, segundo o reitor Wilson Conciani, a representação internacional do Sudão busca capacitações nas áreas de soja, cana, algodão e hortaliças. “Estarei dialogando com gestores de outros Institutos que oferecem cursos agrícolas para que possamos juntos oportunizar uma proposta”, disse, informando ainda sobre uma possível visita técnica a ser realizada para pesquisa e capacitação dos sudaneses aos brasileiros na área de produção de goma-arábica.