Reitoria se prepara para mudança de sede

A reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB) está realizando os preparativos e ajustes para mudança de prédio que abrigará o departamento central da instituição. O novo espaço tem 3,6 mil metros quadrados está localizado no Setor de Autarquias Sul.

De início, o IFB irá ocupar os 5.º e 6.º andares do prédio, que acabaram de ser desocupados pela Controladoria-Geral da União. A CGU desenvolvia atividades nos dois andares em questão e, no mês de maio, finalizou a mudança para sua sede própria. Sendo assim, os dois pisos estão em plenas condições de funcionamento. Além dos dois andares, o IFB terá à disposição, de imediato, dois subsolos para guarda de materiais e arquivo de documentos.

Os 5.º e 6.º andares serão ocupados pelo Gabinete, Diretoria de Comunicação (DICOM), Pró-Reitoria de Administração (PRAD), Pró-Reitoria de Ensino (PREN), Procuradoria, Auditoria, Ouvidoria, Diretoria de Planejamento e Orçamento (DRPO) e Protocolo.

O espaço de 3,6 mil metros quadrados está localizado no Setor de Autarquias Sul

Mudança

A Pró-Reitoria de Administração (PRAD) já iniciou o processo licitatório para contratação de serviços de telefonia e internet. Tão logo o contrato com a empresa esteja formalizado, a mudança irá ocorrer, porém não é possível estipular uma data específica, visto que podem acontecer imprevistos na licitação. Mesmo assim, a previsão é que a mudança dos setores citados acima ocorra no segundo semestre deste ano.

Os móveis de cada sala serão levados para o novo endereço, preservado o patrimônio e a adequação provisória nos dois andares a serem ocupados.

Já o restante do espaço – do 7º ao 9º andar – necessitará passar por uma reforma e, só após essa adequação, os demais setores – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREX), Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTIC) – irão para o novo prédio.

Novos Espaços

Com a mudança de endereço, a reitoria ganhará novos espaços como sala de convivência dos servidores, com local de descanso após as refeições; sala de formação; espaços específicos para comissões e espaço ampliado para Sala do Conselho Superior.

Cada andar contará com uma copa e um grupo de banheiros (masculino e feminino), além três elevadores. O acesso também poderá ser feito por escadas, amplas e largas.

Além disso, o prédio fica mais próximo da estação de metrô, cerca 900m da Estação Galeria, melhorando o deslocamento via transporte público.

O novo espaço possui garagem própria que será destinada aos veículos institucionais. Além dessa, o IFB contará com algumas vagas no espaço externo com monitoria de segurança. Novas vagas ainda estão sendo pleiteadas pela reitoria.

A verba utilizada para a mudança será por meio de emenda parlamentar.