IFB e Cetefe alinham parceria para beneficiar estudantes com deficiência

Uma parceria do Instituto Federal de Brasília (IFB) com a Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) poderá beneficiar estudantes com deficiência, suas famílias e os servidores que atendem este público. No primeiro semestre deste ano, 236 alunos com algum tipo de deficiência estavam matriculados nos diversos cursos ofertados pelo IFB. Os detalhes de como funciona o trabalho dos profissionais do Cetefe foi apresentado na última semana para gestores da Reitoria e para diretores-gerais.

A pró-reitora de Extensão do IFB, Cristiane Salgado, destacou que a viabilização do trabalho conjunto aumentará a capacidade do Instituto em manter estudantes com deficiência em sala de aula. De forma experimental, o Cetefe já realizou laudo funcional de 50 alunos do IFB. Esse relatório, explica Cristiane, é rico nas especificidades e características individuais dos estudantes, facilitando o atendimento, o acompanhamento e auxiliando os docentes na parte pedagógica. “Além disso, a parceria envolve ensino e aprendizagem, uma vez que o IFB, por meio dos estudantes e docentes, desenvolveria tecnologias assistivas para utilização no Cetefe”, disse Cristiane.

O Centro ainda disponibilizaria academia, reabilitação para estudantes com deficiência e apoio às famílias. Já existe acordo de cooperação entre as duas instituições, o que facilita ainda mais a parceria.