IFB vai capacitar trabalhadoras rurais ligadas à Contag

Mulheres trabalhadoras do campo e da floresta, ligadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), participarão de cursos e oficinas de qualificação profissional ofertados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) durante o Conecta IF e a Marcha das Margaridas, eventos que ocorrerão em agosto de 2019. Esta foi a pauta da reunião desta terça-feira (11), em Brasília, entre gestores do IFB e da Contag.

As duas instituições possuem acordo de cooperação, o que já permitiu a oferta de cursos de formação inicial e continuada em Cooperativismo, Serviços Públicos, Agroindústria e Espanhol para centenas de agricultores familiares. A direção do IFB convidou a Contag para organizar uma feira de exposição dos produtos da agricultura familiar no Conecta, especialmente aqueles produzidos pelas mulheres e pela juventude.

Histórico – No próximo dia 22, a Contag comemora 55 anos de fundação. Composta por 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e mais de quatro mil Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), a entidade atua na defesa dos direitos de 15,7 milhões de trabalhadores rurais. A agricultura familiar é responsável por 30% da produção destinada às escolas, segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e 70% da alimentação brasileira (Censo Agropecuário 2017).